Directório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto

HORIZONTE: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião

Nome/Título: HORIZONTE: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
Tipo: multidisciplinar
Software: OJS
Nome da instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMinas
Editor/Gestor: Antonio Geraldo Cantarela e Dr. Rodrigo Coppe Caldeira
E-mail de contacto: horizonte.pucminas@gmail.com
Endereço Web: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/index
Formato em papel: sim
Descrição: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, surgiu em 1997 como publicação do Núcleo de Estudos em Teologia (NET) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), a partir dos seus Ciclos de Palestras e Debates. Em 2003, Horizonte reformulou-se, redefinindo sua missão, adequando-se aos critérios do Qualis-CAPES e iniciou nova etapa com a ampliação de seus Conselhos, nova estrutura e formatação. Apresenta-se editada em papel e on-line, integrando o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER-IBICT). Está indexada em diversas agências nacionais e internacionais. Conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Horizonte é uma publicação semestral, bilíngüe (português/espanhol) e tem por objetivo veicular trabalhos científicos que contribuam para o avanço da pesquisa, especialmente, nas áreas das Ciências da Religião e da Teologia, a formação acadêmica crítica e integral, aberta ao diálogo, à perspectiva interdisciplinar e à pluralidade de idéias.
Área de conhecimento: Filosofia; Teologia,Ciências da Religião
Palavras-chave: Ciências Sociais; Psicologia; História; Educação; Literatura; Ciências Ambientais
Idioma: pt
Data de início de actividade: 2010-11-19
EISSN: 2175-5841
ISSN: 1679-9615
Políticas implementadas: O artigo científico, segundo a ABNT, se caracteriza por ser uma publicação em periódico, com autoria definida, que apresenta pesquisas e análises sobre temas, idéias, documentos, experiências, métodos, técnicas e processos. Utiliza-se de metodologia pertinente à sua área de conhecimento. Não se considera, para essa Seção, trabalhos de revisão de pesquisas já publicadas, que discutem suas conclusões e métodos. O artigo deve ser uma publicação original. A partir de 2009, essa Seção se dividiu em duas: Dossiê e Temática Livre. A primeira publica artigos definidos pelo tema da "Chamada para Publicação" e a segunda é um espaço de publicação de artigos da área de ciências da religião e teologia, de forma livre, não necessariamente relacionados ao tema da "Chamada". A Seção "Artigos" publica pelo menos 32 trabalhos por volume (08 artigos por número). Cada volume publica pelo menos 06 artigos na seção "Dossiê" e 02 em "Temática Livre". A revista submete os artigos à apreciação da Comissão Editorial e os encaminha a dois avaliadores ad hoc para parecer. A seleção leva em consideração a originalidade, relevância e qualidade metodológica e científica. Avalia-se também sua adequação às normas da ABNT e da Editora PUC Minas. O teor de conteúdo e a exatidão das citações são de inteira responsabilidade dos autores. Os artigos devem respeitar a seguinte seqüência: título, título traduzido para o inglês entre parênteses, resumo, palavras-chave, abstract, key words, introdução, texto com subtítulos e notas de rodapé, conclusão e referências (bibliográfica e outras) . Os elementos de apresentação do autor (filiação institucional, resumo da biografia e titulação, e-mail, endereço para correspondência), serão informados nos metadados no processo de submissão. Solicita-se que, antes de transferir o trabalho, sejam retirados os dados de identificação do (s) autor (es), bem como sejam apagadas as identificações em “Arquivo/Propriedades/Resumo” do Word, de forma que a avaliação seja cega (sistema de duplo cego ou Double Blind Review).
País: Brasil
Distrito: MG
Endereço: Av. Dom José Gaspar, 500 • Prédio 4, 2º andar, Sala 204 Coração Eucarístico • Belo Horizonte • Minas Gerais - Brasil CEP.: 30535-901 • Cx. Postal: 1686