Directório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto

EDUCAR EM REVISTA

Nome/Título: EDUCAR EM REVISTA
Tipo: monotematico
Software: OJS
Nome da instituição: Universidade Federal do Paraná - UFPR
Editor/Gestor: Paulo Vinicius Baptista da Silva
E-mail de contacto: educar@ufpr.br
Endereço Web: http://ojs.c3sl.ufpr.br
Endereço base do OAI-PMH: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar
Formato em papel: sim
Descrição: Com o nome de Revista da Educação - série mestrado, esse periódico foi editado pela primeira vez em 1977 visando a divulgação dos trabalhos produzidos no Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná. Em 1981, a revista passou a ser designada de Educar, ficando sob a responsabilidade editorial do Setor de Educação da UFPR, entretanto, em 1993, adotando naquela ocasião a periodicidade anual, surge a Educar em Revista, denominação que permanece até hoje. O processo de afirmação da Educar em Revista na cultura acadêmica brasileira tem sido longo e demandou da Direção do Setor de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná persistência e rigor na produção de cada número. O esforço realizado em tornar este periódico referência nacional não se deu sem o reconhecimento da comunidade científica que representamos. Entretanto, é preciso dizer que, além dos obstáculos que são próprios da esfera acadêmica que enfrentamos, existem as dificuldades financeiras. Nosso objetivo enquanto periódico científico é torná-lo instrumento de interlocução dos pesquisadores da UFPR com a comunidade científica nacional e internacional da área. Somos indexados em importantes bases de dados como o BBE (Biblioteca Brasileira de Educação - INEP), Edubase da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), GeoDados da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do reconhecido MLA International Bibliography dos Estados Unidos. Além disso, a avaliação da excelência científica dos artigos publicados dá-se por consultores ad hoc, na sua grande maioria composta por pesquisadores do CNPq. Adotamos desde o ano de 2001 a periodicidade semestral e formamos um conselho editorial composto por representantes de diversas universidades brasileiras e estrangeiras. Em nossos últimos números, a média é de 13 artigos publicados por fascículo, conforme proposto pela metodologia CNPq/CAPES com apresentação física e normatização em acordo com os padrões nacionais. Internamente constituímos um conselho consultivo que tem como representantes professores de todos os departamentos do Setor de Educação coordenado por um editor, professor doutor com experiência em publicação de periódicos. Diante de um quadro que apresenta um periódico indexado, com periodicidade atualizada, e identificada qualidade acadêmica, a Educar em Revista é considerada pela QUALIS, que é o sistema de avaliação adotado pela CAPES e respeitado por todas as agências de fomento, como de impacto nacional nível A.
Área de conhecimento: divulgação dos trabalhos produzidos no Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Educação
Data de início de actividade: 2010-11-24
EISSN: 1984-0411
ISSN: 0104-4060
País: Brasil
Distrito: SC